segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

pés de amigos anjos






Hoje vou colocar fotos de pés de pessoas queridas que muito gentilmente me enviaram as fotos.
Pessoas que também enviaram fotos dos pés de irmãos, filhos maridos...
continuo esperando outras fotos de amigos ...
obrigado aos que já enviaram, abraços em todos,
Deise








quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Inchaços e ulceras varicosas




Descrição
As úlceras de pernas são lesões na pele da perna que se formam em decorrência de doenças como varizes, hipertensão arterial, diabetes, isquemia e infecções.
Quais são as causas?
Várias doenças podem causar as úlceras de perna, a saber: varizes (úlcera varicosa), flebite crônica (úlcera pós-flebítica), hipertensão arterial (úlcera hipertensiva), trombose arterial (úlcera isquêmica), diabetes (úlcera diabética), infecção (úlcera infecciosa), trauma (úlcera traumática) e tumores (úlcera tumoral).


A úlcera varicosa é conseqüência da estase (acúmulo) de sangue venoso na pele que acaba determinando o seu espessamento, a redução da gordura subcutânea, manchas castanhas e finalmente a lesão.


Na hipertensão arterial, diabetes, trombose arterial, existe a obstrução das artérias da pele e/ou das artérias profundas gerando a ferida.


Como se manifestam as úlceras de perna varicosas?
Ocorrem em pernas inchadas, com veias dilatadas e visíveis, havendo espessamento da pele e mancha de cor castanha onde vai se instalar a úlcera. Os doentes se queixam de sensação de peso e cansaço nos membros e queimação nos trajetos venosos. A úlcera varicosa costuma ser pouco dolorosa, sendo essa queixa exacerbada quando existe infecção local.


Como evitar as úlceras de perna?
A profilaxia da lesão cutânea baseia-se no tratamento da doença causal, como operação de varizes, uso de meia elástica, controle da pressão alta, do diabetes, do excesso de peso, realização de exercícios físicos, prevenção de infecções e de traumas nos membros inferiores.
texto da internet
Agradeço minha amiga que cedeu gentilmente as fotos de uma pessoa da família.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

pés bonitos e saudáveis

Algumas amigas me pediram para colocar imagens de pés bonitos e saudáveis, pedi a elas que mandassem fotos de seus próprios pés, como ainda não me enviaram, pesquisei na internet, e aí estão...





Hálux Valgus (Joanete)





Deformidade do grande artelho,caracterizado por um desvio lateral da falange proximal do 1° metatársico.

Também conhecido como joanete.Frequentemente o grande artelho se sobrepõe ao 2°.Em geral é hereditário e o tratamento consiste em exercícios, uso de calçados adequados,tala estabilizadora ou protetor de silicone.

Sapato social (bico fino), também contribui para o desenvolvimento deste tipo de desvio da falange proximal.

(texto do livro Manual de procedimentos podológicos Mº Auxiliadora F.Viana)

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura