segunda-feira, 22 de março de 2010

VERRUGA PLANTAR ("OLHO DE PEIXE")

As verrugas virais são causadas pelo papilomavirus humano (HPV).São autoinoculáveis (podem se dissiminar pela pele através do contato das lesões com áreas naõ atingidas) e transmitidas pelo contato direto com a pessoas contaminadas.

VERRUGA PLANTAR
Localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido o peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. São muitas vezes confundidas com calosidades, porém quando desbastadas,as lesões mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior, a pele apresenta um aspecto 'emborrachado',o que as diferenciam dos calos.
Costumam ser dolorosas ao pisar quando estão maiores.

TRATAMENTO:
Pode ser feito através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem),cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões),pela criocirurgia (destruição da lesões por congelamento com nitrogênio líquido), ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas no tratamento de verrugas resistentes.
O diagnóstico só pode ser feito por um médico dermatologista e o tratamento quando as lesões são pequenas por podólogos habilitados.




quinta-feira, 11 de março de 2010

Fascite ou Fasceíte plantar


A dor na planta dos pés, em especial na região do calcanhar, é uma das ocorrências mais comuns na ortopedia.A fáscia é uma membrana fibrosa que se localiza junto à gordura subcutânea da sola do pé e estende-se por toda a sua extensão, participando de maneira importante no mecanismo de sustentação do arco plantar. A tensão nessa membrana é gerada quando se faz o apoio do pé no solo e aumenta conforme o peso do corpo é progressivamente deslocado à frente para se realizar o desprendimento na fase de apoio da marcha, caminhada e principalmente da corrida.
Essa tensão pode sofrer uma sobrecarga em decorrência de excesso de peso, aumento brusco de atividade ou falta de alongamento, entre outras causas, e podendo resultar em micro rupturas e na formação de um tecido com menor capacidade de se distender e de suportar carga, gerando dor e inflamação. É essa a fascite plantar.
Os indivíduos com pés planos ou cavos são mais suscetíveis.
O paciente geralmente sente dor no calcanhar como se fosse um "espinho", principalmente pela manhã, ao se levantar, ou quando fica muito tempo em pé. Alterações na forma de pisar ou doenças reumáticas podem estar na origem desta patologia. Os tratamentos habituais com anti-inflamatórios, fisioterapia, palmilhas resolvem boa parte dos casos.
Como é tratada?
• Quando o calcanhar estiver dolorido, o paciente deve descansar o máximo que puder. • O médico poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios, para diminuir a dor e a inflamação. O paciente deve também fazer compressas de gelo por 8 minutos e descansar 3 minutos, até completar 30 minutos. • O uso de calçados para atletismo (tênis) pode ser usado, para melhorar o amortecimento do pé. O uso de palmilhas também é recomendado, para melhorar o amortecimento do calcanhar.• O médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia, que tem o objetivo de alongar a fáscia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar. • Uma tala pode ser moldada para panturrilha, perna e pé (goteira) e deve ser usada enquanto o paciente dorme, com o objetivo de manter os pés alongados durante a noite. Outro tratamento possível é a aplicação de cortisona no calcanhar. A cirurgia raramente é necessária.

fonte : pesquisa na internet

terça-feira, 2 de março de 2010

Acupuntura Estética


Ela também combate a causa, que pode ser desde uma má digestão até um alto grau de estresse. O objetivo é restaurar o equilíbrio entre duas forças opostas, que na medicina chinesa, unidas se complementam e levam a harmonia ao corpo, o YIN e o YANG.
Considerada como um dos mais novos e eficazes tratamentos naturais na luta contra o envelhecimento, a técnica trabalha diversas partes do corpo em busca do equilíbrio dessas duas forças que formam a "energia vital". O organismo quando equilibrado proporciona melhores noites de sono, menos ansiedade, melhor funcionamento de órgãos como fígado, baço, estômago e rins, aumenta a circulação e a absorção de nutrientes, ativa a produção de colágeno e elastina, melhora a oxigenação das células e ajuda a eliminar mais rápido as toxinas. Tudo isso se reflete então no brilho e qualidade da pele, cabelos, unhas e consequentemente na melhora da auto-estima.
A acupuntura pode ser usada de maneira tradicional ou sob a forma de eletroacupuntura, isto é, com as agulhas ligadas a um aparelho que emite pequenos choques elétricos. Ambas têm como objetivo o relaxamento dos músculos e a tonificação da pele ao redor das rugas, fazendo-as desaparecerem.
Nos casos de celulite e gordura localizada o princípio do tratamento é a quebra das células de gordura, a drenagem dos nutrientes e a eliminação das toxinas. A celulite é um caso clássico de desequilíbrio entre as energias YIN e YANG.
(texto e imagem da internet)

Esporão de Calcâneo




1. O que é esporão do calcâneo?
O esporão do calcâneo é o resultado de alterações degenerativas (osteoartrose/ou osteoartrite) na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo.
2. Quantos tipos de esporão de calcâneo existem?

O esporão do calcâneo pode se forma em duas regiões do ósso calcâneo: na inferior – por comprometimento da fáscia plantar; e na parte posterior – por comprometimento da bolsa retrocalcânea (veja a figura).
3. Em qual tipo esporão o tratamento é mais complicado?
A resposta ao tratamento da fasciíte plantar é mais longo e as respostas não são as melhores. A dor é mais persistente. Pois a fáscia plantar envolve inúmeras articulações.
4. A dor no pé só é causada pelos esporões do calcâneo?
Não, os pés são formados por um complexo de ossos (28 no total) com articulações múltiplas em várias faces, rico em tendões, que permitem um mobilidade diversa responsável pelo equilíbrio e locomoção. Qualquer um destes conjutos de articulações sinoviais pode sofrer desgastes ou processos degenerativos (osteoartrose) decorrente dos traumas, do mau posicionamento no chão, dos calçados inadequados e da idade.
5. O que é tendinite?
Os tendões são estruturas extremamente resistentes que une os músculos aos ossos e envolvem as articulações. Com a contratura muscular, o tendão é puxado e desloca o osso executando um movimento. Para o tendão deslocar-se e necessário que tenha bolsas (bainhas) entre ele e as estruturas adjacentes (outros tendões, ou ossos, ou articulações) – na figura os tendões estão em branco e as bainhas tendíneas em azul. Estas bolsas podem sofrem processos degenerativos ou inflamatórios que levam a destruição e aderências entre estas bainhas e os tendões, causando dores e limitação dos movimentos.

O osso calcâneo por sua posição impar de sustentação e relacionamento dos ossos do pé com os ossos (tíbia e fíbula) e tendões da perna sofre mais com os traumas.
(Texto retirado da internet)

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura