Bromidrose (conhecido popularmente como chulé)é o suor com cheiro desagradável que ocorre nos pés. A causa é atuação de bactérias presentes nessa região sobre o suor, provocando odor característico.
A manifestação clínica é o odor fétido exalado pelos pés após situações que provoquem a sudorese. Podem acompanhar maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.
Algumas orientações para evitar a bromidrose :
* Lavar os pés, ensaboando bem,dando preferência a sabonetes antissépticos;
* Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos;
* Trocar as meias diariamente;
* Evite o uso de meias de tecido sintético, dando preferência a meias de algodão;
* Evitar deixar a pele úmida por muito tempo;
* Fazer a assepsia (limpeza) dos calçados, lavando os calçados de tecido, deixando de molho com bactericida específico,os calçados que não podem ser lavados, fazer assepsia com pano úmido com água e sabão na parte interna dos calçados, borrifar bactericida, deixando sem uso por um prazo de 24hrs, sempre que possível colocá-los ao sol.
A assepsia dos calçados é de grande importância, pois o interior deles é o ambiente propício para que a população bacteriana se mantenha viva, tendo ambiente úmido (suor),e células mortas acumuladas, as bactérias se proliferam continuamente.
O tratamento tem como objetivo diminuir a população bacteriana nos pés e controlar a atuação sobre a sudorese.
Pode-se fazer uso de produtos sob a forma de talcos, sprays ou cremes contendo antibióticos que dificultam o crescimento das bactérias.
A bromidrose também pode ter também como causa a Hiperidrose (excesso de suor), para tratamento correto de cada caso é necessário consultar o médico dermatologista.
(fonte:textos de vários sites da internet)