quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Inchaços e ulceras varicosas




Descrição
As úlceras de pernas são lesões na pele da perna que se formam em decorrência de doenças como varizes, hipertensão arterial, diabetes, isquemia e infecções.
Quais são as causas?
Várias doenças podem causar as úlceras de perna, a saber: varizes (úlcera varicosa), flebite crônica (úlcera pós-flebítica), hipertensão arterial (úlcera hipertensiva), trombose arterial (úlcera isquêmica), diabetes (úlcera diabética), infecção (úlcera infecciosa), trauma (úlcera traumática) e tumores (úlcera tumoral).


A úlcera varicosa é conseqüência da estase (acúmulo) de sangue venoso na pele que acaba determinando o seu espessamento, a redução da gordura subcutânea, manchas castanhas e finalmente a lesão.


Na hipertensão arterial, diabetes, trombose arterial, existe a obstrução das artérias da pele e/ou das artérias profundas gerando a ferida.


Como se manifestam as úlceras de perna varicosas?
Ocorrem em pernas inchadas, com veias dilatadas e visíveis, havendo espessamento da pele e mancha de cor castanha onde vai se instalar a úlcera. Os doentes se queixam de sensação de peso e cansaço nos membros e queimação nos trajetos venosos. A úlcera varicosa costuma ser pouco dolorosa, sendo essa queixa exacerbada quando existe infecção local.


Como evitar as úlceras de perna?
A profilaxia da lesão cutânea baseia-se no tratamento da doença causal, como operação de varizes, uso de meia elástica, controle da pressão alta, do diabetes, do excesso de peso, realização de exercícios físicos, prevenção de infecções e de traumas nos membros inferiores.
texto da internet
Agradeço minha amiga que cedeu gentilmente as fotos de uma pessoa da família.

Um comentário:

  1. O tratamento da úlcera varicosa inicia –se avaliando a necessidade de corrigir as anormalidades venosas, ou seja, diminuir a pressão venosa na região da ferida. Isso pode ser obtido através da cirurgia de safenectomia com ou sem ligadura dos vasos colaterais. O tratamento da úlcera sem a correção das anormalidades venosas é responsável em grande parte pela o alto índice de recidivas. Assim, um exame chamado ultrasom Doppler venoso pode identificar anormalidades na circulação venosa da região, auxiliando na decisão da cirurgia.

    ResponderExcluir

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura