domingo, 25 de setembro de 2011

Acupuntura no Tratamento do Esporão de Calcâneo

O esporão de calcâneo é uma exostose (crescimento ósseo anômalo) que se origina no ponto de inserção da fáscia plantar na tuberosidade sub-calcânea.A melhor identificação deste tipo de exostose se faz pelo nome de esporão subcalcâneo, para diferenciá-lo do esporão retrocalcâneo, que se forma na inserção do tendão de Aquiles.

A etiologia não é definida, mas alguns fatores predispõea sua formação como os desvios posturais, a obesidade e infecções.

A sintomatologia básica é o quadro de dor na região inferior / lateral do calcâneo, o que impede, de forma muitas vezes severa, o caminhar normal. A dor se manifesta mais intensa principalmente pela manhã, ao acordar e colocar o pé no chão, ou ao iniciar a deambulação, após permanecer sentado por algum tempo. A ocorrência de fasciteplantar concomitante é freqüente, o que leva o paciente a apresentar dor em toda parte inferior do pé.

A existência de esporão de calcâneo assintomático (sem dor) é possível. O aparecimento de sintomatologia dolorosa pode ser desencadeado por trauma.


Rotineiramente nos deparamos com pacientes que apresentam esporão de calcâneo e referem resultado insatisfatório com tratamento convencional (medicamentoso e fisioterapia) para alívio da dor.

Realizamos tratamento com acupuntura utilizando agulhas e moxabustão * em pontos fora de meridianos principais, localizados no calcâneo. Os resultados são altamente satisfatórios com melhora acentuada da DOR (acima de 80%) percebida pelo paciente já na primeira sessão. O curso de tratamento é curto (2 a 3 sessões).

* Técnica que utiliza a queima da moxa (Artemísia vulgaris) sobre a agulha que se encontra inserida no paciente.
(texto:http://www.acupunturaniteroi.com.br/esporao.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura