quinta-feira, 11 de março de 2010

Fascite ou Fasceíte plantar


A dor na planta dos pés, em especial na região do calcanhar, é uma das ocorrências mais comuns na ortopedia.A fáscia é uma membrana fibrosa que se localiza junto à gordura subcutânea da sola do pé e estende-se por toda a sua extensão, participando de maneira importante no mecanismo de sustentação do arco plantar. A tensão nessa membrana é gerada quando se faz o apoio do pé no solo e aumenta conforme o peso do corpo é progressivamente deslocado à frente para se realizar o desprendimento na fase de apoio da marcha, caminhada e principalmente da corrida.
Essa tensão pode sofrer uma sobrecarga em decorrência de excesso de peso, aumento brusco de atividade ou falta de alongamento, entre outras causas, e podendo resultar em micro rupturas e na formação de um tecido com menor capacidade de se distender e de suportar carga, gerando dor e inflamação. É essa a fascite plantar.
Os indivíduos com pés planos ou cavos são mais suscetíveis.
O paciente geralmente sente dor no calcanhar como se fosse um "espinho", principalmente pela manhã, ao se levantar, ou quando fica muito tempo em pé. Alterações na forma de pisar ou doenças reumáticas podem estar na origem desta patologia. Os tratamentos habituais com anti-inflamatórios, fisioterapia, palmilhas resolvem boa parte dos casos.
Como é tratada?
• Quando o calcanhar estiver dolorido, o paciente deve descansar o máximo que puder. • O médico poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios, para diminuir a dor e a inflamação. O paciente deve também fazer compressas de gelo por 8 minutos e descansar 3 minutos, até completar 30 minutos. • O uso de calçados para atletismo (tênis) pode ser usado, para melhorar o amortecimento do pé. O uso de palmilhas também é recomendado, para melhorar o amortecimento do calcanhar.• O médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia, que tem o objetivo de alongar a fáscia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar. • Uma tala pode ser moldada para panturrilha, perna e pé (goteira) e deve ser usada enquanto o paciente dorme, com o objetivo de manter os pés alongados durante a noite. Outro tratamento possível é a aplicação de cortisona no calcanhar. A cirurgia raramente é necessária.

fonte : pesquisa na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura