segunda-feira, 22 de março de 2010

VERRUGA PLANTAR ("OLHO DE PEIXE")

As verrugas virais são causadas pelo papilomavirus humano (HPV).São autoinoculáveis (podem se dissiminar pela pele através do contato das lesões com áreas naõ atingidas) e transmitidas pelo contato direto com a pessoas contaminadas.

VERRUGA PLANTAR
Localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido o peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. São muitas vezes confundidas com calosidades, porém quando desbastadas,as lesões mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior, a pele apresenta um aspecto 'emborrachado',o que as diferenciam dos calos.
Costumam ser dolorosas ao pisar quando estão maiores.

TRATAMENTO:
Pode ser feito através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem),cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões),pela criocirurgia (destruição da lesões por congelamento com nitrogênio líquido), ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas no tratamento de verrugas resistentes.
O diagnóstico só pode ser feito por um médico dermatologista e o tratamento quando as lesões são pequenas por podólogos habilitados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura