terça-feira, 23 de novembro de 2010

podologia geriátrica

Com o passar dos anos, os nossos pés têm tendência a desenvolver problemas. Uma concepção errada, bastante comum, é o fato de pensarmos que com a idade os pés doloridos são uma situação normal. Esta crença é errada. O desconforto e a dor não são consequências naturais do envelhecimento. Muito se pode fazer para melhorar o conforto, aliviar a dor e manter a saúde dos pés para a vida.

Os problemas dos pés podem ser prevenidos
Por volta dos nossos 50 anos de idade, os nossos pés perderam cerca de metade da capacidade de absorção de choque conferida pelo panículo adiposo do pé (gordura da planta do pé responsável pela absorção dos impactos durante a marcha). Em associação ao aumento de peso corporal, esta situação pode afetar os ossos e os ligamentos.

Muitos de nós, incluindo as pessoas idosas, acreditam que é normal que os pés doam, e simplesmente resignam-se a esta situação, que pode ser tratada e melhorada. Existem descritas acima de 300 condições patológicas dos pés. Algumas delas são hereditárias, mas a maior parte das alterações, são provocadas pelo efeito acumulativo de anos de desgaste e negligência. Contudo, mesmo nas pessoas de idade, os problemas dos pés podem ser tratados com sucesso, tendo como objectivo o alívio da dor e a promoção da mobilidade e independência.

Quando alcançamos os 50 anos de idade, os nossos pés percorreram 86.000 quilometros, fazendo com que fiquem mais susceptíveis a doenças e lesões. Estudos clínicos, demonstram que a partir do 50 anos de idade, estamos 80% mais susceptíveis ao desenvolvimento de artrite do pé e do tornozelo, assim como, 90% mais sujeitos ao desenvolvimento de deformações das articulações do pé e dos dedos dos pés.

Promover a condição de saúde dos seus pés traz muitos benefícios, incluindo a promoção do seu conforto pessoal, limita a possibilidade do aparecimento de problemas médicos adicionais, reduz as hipóteses de internamento hospitalar devido a infecções e mantêm-no mais ativo e móvel.

Alguns conselhos práticos
•Um calçado bem adaptado é essencial. Para as atividades diárias, o uso de calçado com uma sola firme, anti-derrapante e um bom suporte na zona do calcanhar garantem uma melhor estabilidade. O uso de chinelos, gastos e com muito uso, durante as atividades diárias provocam instabilidade do pé.
•Compre o calçado no final da tarde. No final do dia os pés atingem o tamanho máximo (devido ao inchaço).
•Caminhar é o melhor exercício para os seus pés.
•As meias devem ter o tamanho correto e de preferência não devem ter costuras.
•Não use meias que façam a constrição da circulação. Atenção aos elásticos apertados.
•À exceção da praia, evite andar descalço, mesmo em casa, evitando possíveis traumatismos (queda de objetos, tropeçar nos móveis)
•Não realize o corte de calos ou calosidades com lâminas, canivetes ou outros instrumentos e não utilize produtos de venda livre a menos que sejam recomendados pelo seu Podólogo.
•Lave os seus pés em água morna (não quente), utilizando um sabão preferencialmente suave. Teste a temperatura da água com a mão. Após a lavagem diária aplique um creme hidratante.
•Corte ou lime as unhas de forma recta. Não corte os cantos das unhas.
•Inspeccione os seus pés diariamente, ou tenha alguém que o faça por si. Se notar algum ferimento, fissura ou dor, consulte o Podólogo
•Consulte o Podólogo pelo menos duas vezes por ano.
O cuidado com as unhas
As pessoas de idade com alterações de circulação são suscetíveis à fragilidade das unhas. O espessamento das unhas e a secura da pele é um processo de caráter fisiológico inerente à idade. Os problemas de mobilidade dos idosos, a falta de flexibilidade e os problemas de visão, incapacitam o corte ungueal correto, especialmente se estiveram deformadas (demasiadamente espessas). Os idosos devem recorrer ao tratamento Podológico regular, de modo a garantir um corte e tratamento correto das unhas.
(Texto retirado da internet)
http://www.podologia.com.pt/seniores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podóloga e Fisioterapeuta

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Conforto e Equilíbrio - podologia e Acupuntura